Info Angola

Destaques

Como investir em Angola

Este documento, publicado em 1962 pela Junta de Desenvolvimento Industrial de Angola, começa por referir-se às características do território, clima, população, fontes de riqueza e atracções turísticas do país, sem esquecer as comunicações, onde se analisa o desenvolvimento das vias férreas e estradas. São também descritas as condições dos transportes marítimos e comunicações aéreas.

Para os potenciais investidores é referida a produção existente na agricultura e pecuária, a exportação de recursos minerais e as potencialidades relativamente aos recursos energéticos. Apresentam-se também as acções de desenvolvimento efectuadas e previstas para o país, nomeadamente os Planos de Fomento. São ainda feitas referências à legislação, taxas e operações com o exterior, referentes à participação de capital estrangeiro em empresas nacionais e a toda a legislação, impostos e regimes fiscais existentes em Angola.

Acervo Castro Soromenho

Castro Soromenho foi um jornalista, ficcionista e etnólogo português. Nasceu em 1910 em Moçambique e faleceu em 1968, no Brasil.Considerado um escritor do movimento neo-realista português, foi também um romancista da literatura angolana.Embora tenha escrito quase toda a sua obra ficcional em Portugal, Castro Soromenho assumiu-se como escritor angolano, evocando nas suas narrativas o contexto histórico e etnográfico colonial.Projetando a sua obra além-fronteiras, Castro Soromenho é considerado um precursor da novelística neo-realista portuguesa e um dos primeiros expoentes da novelística angolana.

Acentuando, sobretudo na trilogia Terra Morta, Viragem e A Chaga, a crítica à ocupação colonial, as ilustrações abaixo representam o seu interesse particular sobre a realidade colectiva dos povos angolanos, questionando os tabus do etnocentrismo cultural, europeu e os do colonialismo português.

Ler mais...

Assinala-se hoje o Dia Internacional da Abolição da Escravatura

ImageO Dia Internacional para a Abolição da Escravatura, que hoje se assinala, 23 de Agosto, é uma ocasião para se aperceber de que, apesar de séculos de luta, a escravatura ainda não foi completamente erradicada no mundo.

Ler mais...

Batalha do Cuito Cuanavale registou-se há 22 anos


ImageAssinala-se hoje (terça-feira), 23 de Março, o vigésimo segundo aniversário da Batalha do Cuito Cuanavale, considerada a maior de forças regulares ocorrida na África Austral.

Ler mais...

Nem todo angolano é Kimbundu


ImageApesar de se ter tentado definir o termo «Crioulo», não foram apresentados com clareza os termos de referência deste exercício estatístico. Talvez assim se poderá compreender o facto de Pitra Neto aparecer no grupo dos crioulos, quando pela sua origem (e percepção mais ou menos geral) deveria ficar no grupo Cabinda.

Ler mais...

Origem Bantu


ImageA grande maioria dos cerca de 12.000.000 de habitantes que constituem a população Angolana, provém dos povos de origem Bantu.
Existe ainda uma minoria de não-bantus que são os Bosquimanos ou Bochimanes.

Ler mais...

Anuncie aqui! Clique para mais informações.