Info Angola

Destaques

Energia

Angola Energia 2025

Os objectivos globais da estratégia de longo prazo Angola 2025 de promover o desenvolvimento humano e o bem-estar dos angolanos, de promover um desenvolvimento
equitativo e sustentável, de garantir um ritmo elevado de desenvolvimento económico e de desenvolver de forma harmoniosa o território nacional, só são possíveis através de uma resposta adequada do sector eléctrico. O forte crescimento do consumo de energia tem resultado numa actuação enfocada em resolver os problemas  de curto e médio prazo. A acção, no horizonte 2017,  assume-se como prioritária.
No entanto, só é possível desenvolver um sector eléctrico que apoie de forma adequada as aspirações do país se em paralelo à acção, desenvolvermos uma visão de longo prazo para o sector.

A ambição de electrificar de forma adequada todas as sedes de Província, sedes de Município e projectos estruturantes e de levar serviços básicos de energia a todas as povoações do país requer uma visão integrada de desenvolvimento  da rede eléctrica e dos papéis e responsabilidades das novas entidades do sector.

Ler mais...

UNDP - Avaliação e Análise das Lacunas de Angola - Energia e Águas

Em reconhecimento da necessidade crítica de melhorar o acesso global a serviços e recursos de energia sustentável, acessível e ambientalmente saudável, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2012 o “Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos” e urgiu aos Estados Membros e ao sistema da ONU para aumentar a consciência da importância de abordar as questões da energia e promover uma acção a nível local, nacional, regional e internacional.
Em resposta, o Secretário-geral da ONU lançou uma iniciativa global para alcançar “Energia Sustentável para Todos” (Sustainable Energy For All) até ao ano de 2030. Os principais objectivos neste âmbito são: (1) assegurar o acesso universal a serviços energéticos modernos; (2) duplicar a taxa de melhoria da eficiência energética; e (3) duplicar a quota de energias renováveis no mix energético global.
O resultado da iniciativa e o crescente interesse em questões energéticas dos Estados-Membros conduziu à declaração da Assembleia Geral das Nações Unidas anunciando a década 2014-2024 como a “Década de Energia Sustentável para Todos”, realçando a importância das questões de energia para o desenvolvimento sustentável e para a elaboração da agenda de desenvolvimento pós-2015.

Relatório Energia em Angola 2010

Estudo sobre a energia em Angola - fontes e utilizações - actualizado em Outubro de 2010. Elaborado por economistas do Centro de Estudos de Investigação Científica da Universidade Católica de Angola, analisa o contexto internacional e a sua relação com o país, bem como a dinâmica da energia nos mercandos interno e externos em que Angola está envolvida.

Ler mais...

A Crescente Importância da África Sub-Sahariana no Âmbito da Energia

 O presente trabalho procura abordar uma matéria de grande actualidade que é a crescente importância da África Sub-sahariana no contexto da produção de "crude" e gás natural, relevância que decorre quer da escassez crescente destas matérias-primas quer da turbulência acrescida que os correspondentes mercados vêm evidenciado e que se traduz no continuado crescimento das suas cotações.

 

Ler mais...

Angola - Desenvolvimento de uma estratégia para a energia

Em 2005, a pedido do Governo, a AIE realizou um exame ao sector energético e às políticas energéticas em Angola. O processo incluiu a realização de uma visita de duas semanas a Angola de uma equipa de examinadores da AIE a fim de se encontrarem com representantes de entidades públicas e outros agentes ligados ao sector energético, e ainda com o propósito de recolher documentação.

Ler mais...

O fundo do barril

As mais recentes análises revelam que já se ultrapassou o pico de produção. Hoje a matéria-prima de que o Mundo mais necessita pode estar prestes a desaparecer.

Ler mais...

Anuncie aqui! Clique para mais informações.