Info-Angola

Você está aqui: Início País/Províncias Bengo Economia Oportunidades de Negócio
  • Decrease font size
  • Default font size
  • Increase font size
Economia
Oportunidades de Negócio PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

ImageDe entre as potencialidades para o desenvolvimento são aspectos relevantes, para além dos recursos naturais e humanos, a consolidação da autoridade do estado e a sua renovada capacidade de intervenção na sociedade, chamando a si a tarefa de materializar projectos de grande dimensão e impacto capazes de criar as condições estruturantes para um desenvolvimento económico e social.

O actual parque industrial da província circunscreve-se nas actividades desenvolvidas na comuna do Bom-Jesus pela fábrica de refrigerantes da Coca-Cola, assim como no domínio da indústria extractiva nomeadamente exploração de gesso, asfalto e fosfato.

Entretanto, regista-se já algumas acções que poderão despontar nos próximos tempos, nomeadamente no sector florestal com a implantação de uma serração em Caxito, no sector de materiais de construção a fábrica de tijolos em Catete, bem como nos domínios da indústria de transformação com a projectada construção da fábrica de secagem de carnes e ainda a produção e extracção de águas de mesa, e o engarrafamento de água mineral.

Entretanto, outros recursos continuam por explorar nomeadamente, ouro, manganês diamantes, etc. Este sector caracteriza-se ainda por uma limitada representação de instituições bancárias resumindo-se neste momento pelos Bancos BPC e Banco Sol que dispõem de uma dependência cada em Caxito. Nos restantes municípios não se faz sentir esta actividade.

Por fraca capacidade técnica e falta de cultura empresarial de alguns empresários os mecanismos de financiamento promovidos pelo FDES desempenham ainda um reduzido papel no contexto da actividade económica que se desenvolve (ou perspectiva desenvolver) na província. Desde a sua institucionalização, este fundo só financiou projectos na ordem dos USD 1.898.599,20 a quatro (4) empresas no conjunto de mais de 350 existentes, empregues nos sectores de extracção de burgau, produção de carne seca e actividade agro-pecuária.

A actividade piscatória artesanal marítima ocorre nos municípios de Ambriz, Dande e Kissama. Nas mesmas áreas e incluindo o município do Icolo e Bengo, regista-se a pesca nas zonas lacustres e nos diversos rios aí existentes.

A dimensão da Província, os seus recursos naturais e as productividades actuais de exploração dos produtos tradicionais que constituem a base alimentar das populações, oferecem um vasto conjunto de possibilidades de intervenção dos agentes económicos privados, quer no sentido da modernização da actividade agrícola, quer no sentido da intensificação da exploração de outros recursos disponíveis na Província.

Continuar...